Marcelo Milano Falcão Vieira
Fundador do Observatório da Realidade Organizacional
Marcelo Milano Falcão Vieira foi Professor e Pesquisador em diferentes instituições públicas e privadas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Fundação Getúlio Vargas. Orientou 48 dissertações e 9 teses. Publicou inúmeros artigos em periódicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais (muitos dos quais disponíveis neste site).
Criou, no ano de 2000, juntamente com a Professora Cristina Amélia Carvalho, o Observatório da Realidade Organizacional, grupo de pesquisa que agrega estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores que, instalando-se inicialmente na UFPE,
transformou-se em um grupo interinstitucional, estabelecendo-se também na UFSC, na FGV, na UFAL e na UFRGS. Os grupos estabelecidos na UFSC, na UFPE e na UFAL continuam em atividade.
Na FGV, além de professor e pesquisador, Marcelo coordenou a reestruturação da revista Cadernos Ebape, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da FGV, resgatando a tradição de uma publicação em Administração Pública, iniciada com o nome de Cadernos EBAP. Tendo coordenado vários projetos de pesquisa, influenciou o trabalho coletivo, compartilhado entre pesquisadores nos diferentes estágios de formação, de instituições diversas e, eventualmente, com diferentes perspectivas analíticas e metodológicas e mesmo diferentes posicionamentos epistemológicos e ontológicos.
Marcelo faleceu em dezembro de 2011.