Projetos de Extensão
Atuais
2020 – Atual
LINC: Laboratório de Inovação, Negócios e Cocriação – link: https://lincsocial.ufsc.br/
Descrição: O LINC é um Laboratório de Inovação, Negócios e Cocriação que faz parte do programa Startups Humanas Inteligentes Inovadoras e Sustentáveis (iShis) da Secretaria de Inovação (SINOVA) da UFSC, visando o estímulo à inovação. Este projeto atuará em diferentes frentes de trabalho, promovendo atendimento à comunidade interna e externa da UFSC, com acompanhamento, orientação e capacitação nos temas de empreendedorismo e inovação. Será dividido em temáticas, por exemplo, LINC Business, LINC Social e LINC Digital, a fim de abranger diferentes áreas e projetos ligados aos temas de atuação.
Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione
2018 – Atual
Gestão de Patrimônio Artístico e Imaterial – Reminiscências Mira Schendel
Descrição: A vida e a obra da artista plástica Mira Schendel já foram temas de livros, teses, exposições em museus, catálogos e pesquisas acadêmicas em todo o mundo. Sua importância na história da arte brasileira e internacional é indiscutível. Pouco mais de 120 livros e cerca de 400 postais que compunham uma parte de sua biblioteca foi deixada para Renê Birochi, em 1988, entregue por sua filha Ada Schendel, logo após a morte da artista. Este projeto propõe-se a realizar o acompanhamento e análise do processo organizacional de produção e co-produção desses objetos artísticos, visando a publicação impressa (livro) e digital (portal online), a partir de um acervo inédito de livros e de postais da artista plástica Mira Schendel. O projeto foi contemplado com o prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 20117, da Fundação Catarinense de Cultura, com início em 2018 (2 anos).
Coordenador: Renê Birochi
Concluídos
2017 – 2020
Serviço Público, Mulheres e Carreira
Descrição: Promover aprendizagem organizacional que resulte na implementação de processos e práticas voltados à tranversalização de gênero de forma efetiva na gestão pública do Estado de Santa Catarina.
Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione
2019 – 2020
Oficina de Gestão Social e Pública
Descrição: -Resolver problemas reais de organizações sociais e/ou projetos sociais com pesquisadores e alunos graduandos da UFSC, além de professores e servidores técnico-administrativos em educação; – Difundir práticas da gestão pública e social; – Integrar universidade com organizações sociais e públicas.
Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione
2018 – 2018
Avaliação da questão de Gênero na Administração Pública de Santa Catarina
Descrição: Este projeto integra mais de 15 participantes de diversos órgãos públicos do Estado de SC e tem como objetivo central avaliar questões relacionadas ao gênero e garantir mecanismos de publicização dos resultados.
Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione
2018 – 2018
Gestão da Diversidade nas Organizações
Descrição: Este projeto envolveu os alunos e alunas da disciplina CAD 7138 – Administração de Recursos Humanos 1 (diurno e noturno) cujo discussões teóricas iniciaram no âmbito da sala de aula e culminaram na promoção de eventos abertos à comunidade universitária sobre as seguintes temáticas: gênero, deficiência física e raça. Ao total foram 6 eventos que contaram com importantes convidados externos, ampla participação e mobilização de alunos e alunas e concessão de certificados.
Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione
2018 – 2018
Ciclo de Encontros sobre Empreendedorismo Social
Descrição: O propósito deste projeto foi proporcionar eventos sobre empreendedorismo social direcionados aos alunos e alunas do curso de Administração oportunizando suas aproximações com experiências do campo social.
Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione
2016 – 2017
Formação para Elaboração de Planos Municipais de Cultura em Ambiente de Aprendizagem à Distância 2ª edição
Descrição: Coordenação da Equipe sul (UFSC e UFRGS), composta por orientadoras pedagógicas e tutores. O projeto tem como objetivo capacitar gestores públicos e representantes da sociedade civil para elaboração de Planos Municipais de Cultura. Participação de aproximadamente 1000 pessoas e 500 municípios. Coordenação dos trabalhos desenvolvidos nos estados: SC, PR, SP, RJ, RS, ES, GO, MS, MT.
Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo
2016 – 2017
Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura – EAD
Descrição: Segunda edição a distância do Curso oferecido aos gestores de cultura em todo o território nacional com um total de 2400 vagas. O curso integra o esforço de capacitação dos gestores do Ministério da Cultura.
Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva
2016 – 2017
Modelagem Institucional do Observa SNC
Descrição: O objetivo do projeto consiste em apresentar uma proposta de modelagem organizacional e a coordenação da implementação de um ambiente/espaço interinstitucional destinado à integração de ações voltadas para a qualificação da gestão cultural, aqui denominado Observa SNC, na forma de rede acadêmica aberta de universidades, de forma a assegurar um trabalho contínuo voltado para a qualificação da gestão cultural e para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura.
Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo
2015 – 2018
Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da Agricultura Familiar brasileira no movimento Slow Food
Descrição: I – Objetivo Geral: Ampliar a participação dos agricultores familiares brasileiros e suas organizações na Rede Slow Food e qualificar a oferta de alimentos bons, limpos e justos. II – Objetivos Específicos: a. Inserir produtos da Agricultura Familiar na Arca do Gosto; b. Criar novas Fortalezas Slow Food no Brasil e apoiar as existentes; c. Articular novas Comunidades do Alimento no país e apoiar as existentes; d. Desenvolver uma estratégia de comercialização da Agricultura Familiar e suas organizações com o Movimento Slow Food; e. Capacitar jovens rurais em ecogastronomia; f. Estabelecer o processo de comunicação do Slow Food junto à Agricultura Familiar.
Coordenador: Renê Birochi
2014 – 2015
Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura – EAD
Descrição: Formação de administradores públicos da cultura oferecida a todo o território nacional em modalidade Educação à Distância, com 1400 vagas.
Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva
2014 – 2015
Aditivo projeto de atualização e/ou reformulação de conteúdos para o Programa Nacional de Formação em Administração Pública
Descrição: O objeto do presente projeto trata de apresentar orientações para a complementação do Projeto de Atualização e/ou Reformulação de Conteúdos para o Programa Nacional de Formação em Administração Pública, PNAP no âmbito do Sistema UAB. A principal meta é a complementação do projeto de atualização e/ou reformulação dos conteúdos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, PNAP (Bacharelado, Especializações em: Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde), visando a sua expansão a partir de critérios de qualidade e com os seguintes objetivos: – Custear a produção de disciplinas adicionais; e – Cumprir os prazos de produção e distribuição às IES que fazem parte do Sistema UAB.
Coordenador: Renê Birochi
2012 – 2016
Projeto de Apoio à elaboração de Planos Estaduais de Cultura
Descrição: O projeto objetiva desenvolver metodologia e dar apoio a 17 estados da Federação para elaboração de seus planos estaduais de cultura. O projeto será desenvolvido por meio de elaboração de material didático, acompanhamento virtual e presencial as equipes de trabalho contratadas nos estados, eventos nacionais, plataforma digital.
Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo
2012 – 2014
Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura
Descrição: O Curso busca proporcionar formação em administração pública da cultura aos gestores e conselheiros dos municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura.
Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva