Projetos de Pesquisa

Concluídos

 

2017 – 2020

Análise Crítica do Discurso como alternativa Teórico-Metodológica para os Estudos Organizacionais

Descrição: o objetivo deste projeto de pesquisa é Explorar a Análise Crítica do Discurso como uma alternativa teórica e metodológica para os Estudos Organizacionais. Para isso: – Interrogar a Análise Crítica do Discurso a fim de compreender sua base ontológica e epistemológica; – Explorar os recursos linguísticos da Análise Crítica do Discurso, examinando seu potencial metodológico para os estudos organizacionais; – Analisar fenômenos organizacionais à luz da Análise Crítica do Discurso.

Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione

2015 – 2016

Práticas Microfinanceiras e o Empoderamento Socioeconômico de Microempreendedores Individuais

Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo principal realizar uma investigação cujo núcleo central é responder a seguinte pergunta de partida: Como as práticas de inovação social – dentre as quais as práticas de microfinanças – favorecem a inclusão social, por meio de mecanismos de empoderamento socioeconômico, orientados para microempreendedores de baixa renda? O objetivo deste projeto é propor uma investigação visando estudar o fenômeno das microfinanças, consideradas como um conjunto de práticas orientadas para indivíduos (microempreendedores individuais ) com acesso reduzido ao sistema financeiro formal. Mais particularmente, dedicaremos espaço para compreender como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) impulsionam as práticas microfinanceiras. Neste caso, procuraremos destacar o modelo brasileiro de microfinanças, que é um exemplo mundial impressionante, baseado no ganho de escala operacional para a prestação de serviços financeiros (saques e depósitos, crédito, uso de cartões eletrônicos, etc.).

Coordenador: Renê Birochi

2015 – 2017

Organizações culturais e economia criativa: refletindo sobre a expansão do espaço do mercado no campo da cultura

Descrição: Em decorrência do avanço significativo das discussões acerca da temática da economia criativa, a qual implica e resgata discussões a respeito inserção das organizações culturais no espaço do mercado, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as repercussões da ideia de economia criativa na dinâmica do campo cultural, considerando sua inserção na lógica de mercado e como objetivos específicos: a) Compreender o campo de conhecimento das organizações que fazem parte da economia criativa; b) Mapear o universo das organizações criativas, com base em dados estatísticos, jornalísticos e por meio de informantes-chave; c) Mapear Programas, projetos e políticas do governo federal e estaduais em direção às práticas de economia criativa; d) Selecionar casos de organizações culturais para análise, considerando os diferentes setores da cultura; e) Constituir corpus para análise crítica do discurso sobre economia criativa na perspectiva das ações privadas e públicas de organizações desse campo (seleção dos casos/textos para análise); f) Analisar as práticas de organização e gestão das organizações culturais selecionadas; g) Refletir sobre a sustentabilidade financeira das organizações culturais estudadas.

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2015 – 2016

Critérios de Eficácia na Perspectiva de Múltiplos Atores: o caso do sistema nacional de cultura

Coordenação: Helena Kuerten de Salles Uglione

2014 – 2015

Economia criativa e organizações isonômicas: delimitando o espaço do mercado sob a perspectiva da análise crítica do discurso

Descrição: Considerando as questões relacionadas à ideia de economia criativa, a qual implica na aproximação das atividades culturais e criativas à lógica de mercado e em especial o Plano da Secretaria de Economia Criativa do Brasil e demais ações governamentais e as características dos espaços isonômicos (Ramos, 1981) na cultura, surge o pressuposto de que a perspectiva adotada para a economia criativa no Brasil geraria tensões em organizações isonômicas, cujas bases estão pautadas em princípios mais substantivos de organização. Com base nesta reflexão, surge então o questionamento proposto para nortear este projeto de pesquisa: qual a relação entre as propostas governamentais da economia criativa no Brasil considerando a Análise Crítica do Discurso (ACD) e os princípios de organizações isonômicas conforme proposto por Guerreiro Ramos (1981)?

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2013 – 2014

O Discurso sobre avaliação de desempenho em organizações sem fins lucrativos de Florianópolis (SC)

Descrição: Considerando a difusão do discurso da avaliação do desempenho organizacional no âmbito das organizações sem fins lucrativos, o objetivo deste projeto é integrar-se em análises mais amplas que vem sendo desenvolvida em nosso núcleo de pesquisa. Deste feito, este projeto tem como problema de pesquisa investigar qual o Discurso sobre avaliação de desempenho em organizações sem fins lucrativos de Florianópolis (SC)? Para isso, a Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough ([1992] 2001, 2003) será adotado como método de pesquisa. A ACD busca uma consciência crítica para analisar aspectos do mundo contemporâneo por meio da linguagem bem como as funções que a linguagem cumpre na vida social e parte do princípio que, de forma geral, os indivíduos não têm consciência do papel que o discurso exerce no controle e modelagem da vida social.

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2013 – 2016

As Microfinanças e o Empoderamento Socioeconômico por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação

Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo principal apresentar ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão para o curso de Administração de Empresas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo em vista realizar uma investigação cujo núcleo central é responder a seguinte pergunta de partida: Como as práticas de inovação social – dentre as quais as práticas de microfinanças – favorecem a inclusão social, por meio de mecanismos de empoderamento socioeconômico, orientados para microempreendedores de baixa renda? O ponto de partida desta proposta está baseado no Projeto Político Pedagógico do Departamento de Ciências da Administração e do PGA de Administração da UFSC; os núcleos de pesquisa e suas respectivas linhas e projetos de pesquisa; assim como as atividades de extensão, entendidas na sua articulação com a esfera social que circunda e participa das ações de ensino e pesquisa do curso.

Coordenador: Renê Birochi

2012 – 2013

Estratégias organizacionais e inovação

Descrição: Este projeto-eixo concentra-se na investigação de práticas, modelos e constructos orientados para a estratégia organizacional e para a inovação. Considera-se a inovação como o resultado de diversas ações e processos que visam o estabelecimento de estratégias organizacionais duradouras. As investigações dedicam-se a compreender uma larga amplitude de fenômenos que se constituem através de produtos, processos, serviços, tecnologias e conhecimentos inovadores, expressos por ações públicas (governos), privadas ou de caráter social.

Coordenador: Renê Birochi

2011 – 2016

A dinâmica da submissão e da resistência às práticas tradicionais de gestão: análise das dimensões organizacionais nas práticas em organizações não empresariais atuantes no campo ambiental e cultural de Florianópolis: uma perspectiva macro-política

Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa consiste em conhecer e refletir a respeito de configuração do campo das organizações culturais e ambientalistas de Florianópolis, em termos de submissão e resistência aos modelos tradicionais de gestão, considerando a dinâmica dos diferentes atores que fazem parte destes espaços. Críticas e revisões sobre a expansão da lógica burocrática e empresarial de organizar a campos de organizações que estão fora do contexto econômico são difundidas tanto no meio acadêmico quanto empresarial. No entanto, conforme observamos nos estudos até aqui desenvolvidos principalmente no Brasil, os referenciais teóricos e metodológicos disponíveis não tem facilitado a conquista destas novas explicações, em virtude tanto das categorias de análise em uso quanto da limitação do objeto em análise se concentrar em estudos de casos e multicasos.

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2010 – 2013

A transformação no campo da cultura no rio grande do sul a partir das políticas culturais do governo lula

Descrição: A partir dos estudos desenvolvidos anteriormente e da constatação da influência do papel do Estado nos campos culturais analisados e da percepção do potencial de influência de um conjunto de políticas públicas e programas propostos pelo Ministério da Cultura e executados através do estabelecimento de ações conjuntas com Estados e Municípios, proponho o seguinte problema de pesquisa: Qual o caráter das transformações na configuração do campo da cultura no Rio Grande do Sul, em particular nas posições, ações e modos de articulação dos atores sociais, a partir da implementação das políticas culturais do governo lula?

Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva

2009 – 2010

Pesquisa de campo realizada em Autazes no estado do Amazonas visando aprofundar a compreensão dos impactos gerados pelos serviços microfinanceiros no município

Descrição: Especificamente visando o entendimento de como os processos de mediação tecnológica realizados através de transações bancárias, conduzem a um acirramento das esferas Global e Local. Um dos principais resultados da pesquisa diz repeito aos problemas relativos à falta de programas educacionais. Esta pesquisa resultou em três documentários e na publicação de um paper apresentado no EGOS/2010 em Lisboa. CNPQ (Brasil) e CRDI (Canadá). Pesquisa de campo realizada em 12/2009.

Coordenador: Renê Birochi

2009 – 2011

Educação crítica

Descrição: Revisão teórica de autores pertencentes às tradições do pensamento crítico, tais como: A. Giddens, J. Habermas e Paulo Freire. Esta pesquisa procurou realizar um re-exame de conceitos nos domínios da Filosofia, Sociologia, Educação e Comunicação para constituição de um modelo teórico para a educação a distância.

Coordenador: Renê Birochi

2008 – 2011

Financiamento, avaliação de resultados e práticas organizativas em organizações civis sem fins lucrativos

Descrição: Considerando-se que a avaliação do desempenho de organizações que não pertençam ao campo empresarial mereça uma abordagem bastante ampla, que contemple uma grande amplitude de elementos, afirma-se ser extremamente pertinente a investigação no tema, destacando-se as possíveis influências que os financiadores possam desempenhar neste campo. Assim sendo, acredita-se ser necessário provocar algumas reflexões que culminam na formulação do seguinte problema de pesquisa: Qual a relação entre o modelo de avaliação de desempenho das fontes financiadoras e as práticas organizativas de organizações não lucrativas localizadas em Florianópolis\SC?

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2008 – 2011

Avaliação de resultados e práticas organizativas em organizações civis não empresariais

Descrição: Considerando-se que a avaliação do desempenho de organizações que não pertençam ao campo empresarial mereça uma abordagem bastante ampla, que contemple uma grande amplitude de elementos, afirmamos ser extremamente pertinente a investigação no tema, destacando-se as possíveis influências que os financiadores, bem como outros atores possam desempenhar neste campo. Assim sendo, nortearemos o trabalho pelo seguinte problema de pesquisa: Qual a relação entre as concepções de resultados de diferentes atores do campo e as práticas organizativas de organizações civis não empresariais localizadas em Florianópoli\SC?

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2007 – 2010

Teoria e prática da empresarização – análise do processo em organizações culturais

Descrição: A pesquisa tem com objetivos analisar o processo de empresarização em organizações culturais de Santa Catarina. Esta questão parte do processo de adaptação crescente de organizações de diversos enclaves ao modelo de empresa, conforme evidenciado por diversos pesquisadores organizacionais (BÖHM, 2005; CARVALHO e VIEIRA, 2003). Embora se reconheça que este não é um processo homogêneo e que algumas organizações podem estar mais distantes do que outras deste processo, o modelo disponibilizado por Solé pode proporcionar a percepção destas diferentes localizações face à empresarização. O foco principal se constitui da análise das transformações pelas quais passam as organizações culturais para responderem às pressões de empresarização e, ao mesmo tempo, manterem características organizacionais requeridas pelas especificidades de suas atividades.

Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva

2007 – 2010

Teoria e prática da empresarização – análise do processo em organizações culturais

Descrição: A pesquisa tem com objetivos analisar o processo de empresarização em organizações culturais de Santa Catarina. Esta questão parte do processo de adaptação crescente de organizações de diversos enclaves ao modelo de empresa, conforme evidenciado por diversos pesquisadores organizacionais (BÖHM, 2005; CARVALHO e VIEIRA, 2003). Embora se reconheça que este não é um processo homogêneo e que algumas organizações podem estar mais distantes do que outras deste processo, o modelo disponibilizado por Solé pode proporcionar a percepção destas diferentes localizações face à empresarização. O foco principal se constitui da análise das transformações pelas quais passam as organizações culturais para responderem às pressões de empresarização e, ao mesmo tempo, manterem características organizacionais requeridas pelas especificidades de suas atividades.

Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva

2006 – 2007

Financiamento e Indicadores de Resultados em organizações Civis Sem Fins Lucrativos

Descrição: Pretende-se com este trabalho identificar e analisar os indicadores de desempenho utilizados pelos financiadores de organizações não empresariais quando da avaliação de seus pedidos de financiamento. A idéia principal consiste em identificar o modelo de eficácia predominante neste processo.

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2005 – 2009

Cultura, Mercado e Desenvolvimento – Projeto realizado em parceria com a EBAPE-FGV

Descrição: Objetiva-se com esta pesquisa compreender as relações entre o campo da cultura, o mercado e o desenvolvimento. Objetivos Específicos a) analisar a configuração do campo da cultura em relação ao Estado e ao Mercado de 1920 a 2007; b) Identificar a alteração da posição relativa dos atores quando o mercado ou o Estado exerce uma influência maior no campo; c) Analisar a influência das diferentes formas de financiamento das organizações e manifestações culturais no campo da cultura; d) Analisa a modificação na gestão das organizações culturais face às transformações do campo; e) Compreender a relação entre as transformações do campo da cultura e o desenvolvimento local; f) Analisar a forma através da qual o desenvolvimento da indústria cultural influencia o desenvolvimento local; g) Construir os indicadores que possam expressar o impacto da cultura no desenvolvimento. Objetivos Institucionais a) Revitalizar linha de pesquisa em Administração Pública no CPGA; b) Consolidar a linha de pesquisa Comportamento e Organizações no CPGA; c) Estabelecer parcerias duradouras de pesquisa entre o CPGA e o Programa de Pós-Graduação da EBAPE/FGV. d) Fomentar a produção científica das duas instituições; e) Contribuir para a melhoria da qualidade teórica e metodológica das pesquisas desenvolvidas no CPGA. f) Desenvolver pesquisas que considerem mais intensamente a realidade local. g) Solidificar a formação de mestres através de mestrados sanduíche. h) Fomentar a formação de doutores de Santa Catarina na EBAPE/FGV.

Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva

2005 – 2008

Estruturação das organizações não governamentais em Florianópolis/SC

Descrição: Devido a uma série de fatores, o número das organizações não governamentais vem aumentando em nossa realidade e a discussão a respeito de seus processos de estruturação tem sido controvertida. Por um lado, argumenta-se sobre seu distanciamento do modelo burocrático devido a substantividade da racionalidade subjacente a sua própria natureza, por outro lado clama-se por maior profissionalização do setor. Neste sentido, tem-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual o distanciamento do modelo de estruturação adotado pelas organizações não governamentais localizadas em Florianópolis em relação ao modelo burocrático de organização?

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2004 – 2005

Estruturação de organizações não governamentais em Florianópolis

Descrição: O objetivo deste projeto consistiu em mapear organizações sem fins lucrativos de diferentes áreas de atuação, selecionar alguns casos para estudo em profundidade e compará-los em termos de aproximação ou distanciamento do modelo burocrático de organizar o trabalho.

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

2004 – 2005

Transformação do Controle em Organizações Culturais. Financiado pela FUNCITEC.

Descrição: Este é um subprojeto vinculado ao projeto Campo da Cultura. O objetivo é analisar as transformações do controle em organizações culturais face à disseminação da lógica mercantil.

Coordenação: Rosimeri Carvalho da Silva

2002 – 2004

Flexibilidade e Novas Formas Organizacionais

Descrição: Pretende-se neste projeto de pesquisa analisar o potencial de flexibilidade tecnológica, estrutural e cultural de empresas de diferentes setores produtivos de Santa Catarina, discutindo a respeito de seu distanciamento de modelos burocráticos, ou mais rígidos de organização.

Coordenação: Eloise Helena Livramento Dellagnelo

Páginas: 1 2